Segundo o Congresso Brasileiro de Contabilidade, chamamos de contabilidade a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica.
Ela é um ponto-chave na administração de uma empresa, sendo determinante para o seu sucesso ou fracasso. Por isso, neste artigo reunimos as principais informações que você precisa saber sobre contabilidade e como ela interfere no seu negócio.
O que é contabilidade?
Todas as movimentações financeiras e econômicas de um negócio, como compra e venda de produtos, pagamento de salários, locações de imóveis, aquisição de equipamentos, pagamento de impostos etc, precisam estar devidamente registradas, contabilizadas e repassadas ao Fisco.
Para organizar essas operações é que existe a contabilidade. O contador é o profissional responsável por fazer a escrituração (registro fiscal) de todas as transações, elaborar balanços e demonstrativos, cuidar das obrigações tributárias e várias outras funções dentro de um negócio.
A informação contábil gerada pelo mesmo deve ser, em geral, e antes de tudo, veraz e equitativa, para satisfazer as necessidades da empresa, deixando-a sempre dentro das leis vigentes.
Qual é o objetivo da contabilidade?
A contabilidade possui como objetivo fornecer informações econômico-financeiras que guiem a tomada de decisão nas empresas. No caso, esses dados são aqueles relativos aos bens e direitos da empresa, valores monetários, entre outros.
Podemos pensar na gestão contábil como uma bússola que guia o empreendedor com base nos números de seu negócio. Dessa forma, a contabilidade é vista como uma fonte de informação valiosa para desenvolver a estratégia competitiva da empresa.
Além disso, a contabilidade é a área que assegura o compliance fiscal da empresa, funcionando como uma “ponte” entre os negócios e o governo, garantindo, assim, o recolhimento correto dos tributos e a conformidade com a lei.
Importância da contabilidade para empresas
A contabilidade é fundamental para qualquer empresa, pois permite mapear os números por trás dela e informar todas as partes interessadas, traduzindo o que acontece em cada empreendimento.
Dessa forma, a gestão contábil torna-se uma grande aliada do crescimento da empresa, pois o contador é quem melhor conhece seu desempenho e mais pode contribuir com a gestão. Veja alguns exemplos do que uma boa assessoria contábil pode fazer pelo seu negócio:
- Manter suas obrigações acessórias sempre em dia;
- Calcular impostos e fazer o planejamento tributário da empresa;
- Identificar custos que podem ser reduzidos;
- Indicar quais vendas têm sido mais lucrativas para o negócio;
- Mostrar se o resultado é de lucro ou prejuízo e sugerir estratégias para melhorar a saúde financeira da empresa;
- Orientar você sobre os trâmites para conseguir crédito no mercado;
- Apoiar a empresa em licitações;
- Ajudar o negócio a regularizar produtos importados e fazer exportações;
- Auxiliar na quitação de dívidas do negócio;
- Indicar investimentos rentáveis;
- Preparar a empresa para receber aportes de investidores.
Os ramos da contabilidade
Como uma ciência complexa, a contabilidade não se limita a uma única área de atuação. Por isso, conheça agora os ramos que cuidam de diferentes partes do negócio ou adotam metodologias específicas.
Contabilidade gerencial
Ramo contábil focado na produção de informação estratégica para a tomada de decisão nas empresas. Ela enfatiza a parceria entre contador e gestor, priorizando o conhecimento dos números do negócio e o planejamento estratégico com base em dados financeiros e econômicos.
Contabilidade financeira
Obrigatória por lei, a contabilidade financeira diz respeito ao registro das finanças da empresa e prestação de contas a agentes externos. Fazem parte da rotina da área o acompanhamento das finanças e elaboração de relatórios como a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), balanço patrimonial e demonstrativo de fluxo de caixa.
Contabilidade societária
A contabilidade societária cuida dos assuntos relacionados à constituição jurídica das empresas individuais e sociedades. É a área responsável por fazer alterações no contrato social quando há alguma mudança como entrada ou saída de sócios, aumento do capital ou mudança de endereço, por exemplo, além de regularizar fusões, aquisições, falências, incorporações e outros eventos que alteram a estrutura elementar do empreendimento.
Contabilidade fiscal
A contabilidade fiscal é indispensável para cumprir todas as obrigações da empresa e garantir que ela pague o mínimo possível em tributos. Logo, é papel do contador apurar todos os impostos devidos, fazer os cálculos das alíquotas e emitir as guias para recolhimento dentro dos prazos estabelecidos.
Contabilidade ambiental
Necessária para empresas que exercem atividades com impacto significativo no meio ambiente, como indústrias, construtoras e propriedades do agronegócio, esse ramo consiste no registro do patrimônio ambiental e controle dos recursos naturais sob gestão do negócio. Fazem parte dessa área a identificação e alocação de custos ambientais, o diagnóstico e a otimização do uso de recursos naturais e a geração de relatórios de viabilidade econômica.
Contabilidade consultiva
Contabilidade consultiva é uma tendência que coloca o contador na posição de um consultor responsável pela performance e crescimento da empresa atendida. Ela é bem parecida com o ramo gerencial, mas representa um novo patamar de contribuição, pois o contador tende a se envolver muito mais com a gestão do negócio.
Contabilidade digital
Representa a evolução dos serviços contábeis na era da internet. Na prática, é uma forma mais eficiente e inteligente de fazer a gestão contábil usando recursos tecnológicos e de automação. Por isso, a contabilidade digital é a mais indicada para negócios online e empresas inovadoras como as startups.
Quer conhecer mais sobre a contabilidade para empresas? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar no seu negócio.