Holding familiar: o que é e como funciona?

Holding familiar: o que é e como funciona?

Postado em: 10/08/2020 5:34

Ferramenta utilizada para organizar/proteger o patrimônio e, também, preparar o planejamento sucessório, uma holding familiar utiliza a estrutura empresarial para assegurar os bens deste núcleo para as gerações posteriores. 

Para saber se essa solução é ideal para você, continue a leitura e entenda as principais características da holding familiar.

O que é holding familiar?

Chamamos de holding familiar uma empresa criada com o objetivo de controlar e administrar o patrimônio das pessoas que pertencem a uma determinada família. Assim, é possível buscar maior eficiência tributária para os bens desta.

Os bens que constituem a holding podem ter naturezas diversas, incluindo imóveis, valores mobiliários, contas e, até mesmo, cotas ou a integridade de outras empresas.

Utilizando essa ferramenta, as pessoas da família não ficam como proprietárias diretas dos bens que constituem o patrimônio da holding, tendo posse apenas de partes da holding que, por sua vez, é a responsável pela herança em si.

Quais são as vantagens de fazer uma holding familiar?

Os benefícios de fazer uma holding familiar estão tipicamente associados à questão do planejamento sucessório, porém existem outros pontos nos quais a constituição deste negócio se estabelece como vantajoso. Confira a seguir:

  • Gestão profissional dos bens familiares

Pessoas são muito distintas entre si no que diz respeito às suas habilidades de gestão patrimonial, então, caso este patrimônio diga respeito a toda família, isso pode ser um problema. A holding resolve essa questão, permitindo atribuir a gestão e administração a um membro ou, mesmo, um profissional com maior conhecimento técnico para tal.

  • Segurança jurídica contra terceiros

Ter a holding como proprietária direta dos bens evita uma alienação ou oneração que não deveria ser feita sobre um bem familiar. Neste cenário, apenas com a autorização administrativa se pode onerar um bem como parte de um negócio, evitando surpresas negativas.

  • Redução de riscos de subdivisões dos negócios familiares

Uma holding permite manter a empresa, em sua operação e patrimônio, como unitária, propriedade integral daquela holding familiar, não importando quantos são os cotistas. Assim, por mais subdivisões de cotas que possam existir, há unidade administrativa para que todos percebam seus lucros de forma crescente.

  • Agilidade e redução de custos em caso de sucessão do patrimônio

É claro que não se poderia excluir a questão do planejamento da sucessão como uma das grandes vantagens desta estratégia. Uma holding representa agilidade, redução de desgaste e redução de custos para os herdeiros, em comparação a um inventário tradicional.

Como criar uma holding familiar?

Para fazer uma holding familiar deve-se começar com um balanço do patrimônio. Após isso, será necessário conversar com os sócios, fazendo uma entrevista inicial sobre os rumos que o investimento deve ter.

Depois é importante contatar um advogado e planejar os tributos.  Além disso, também é preciso decidir qual será o tipo de sociedade. Como sugestão, monte um rascunho de projeto da sociedade, definindo os papéis de cada um dos participantes. 

Por fim, é imprescindível entrar em acordo com acionistas, buscar ajuda com as declarações de Imposto de Renda e até mesmo contratar uma assessoria para tratar das formas de abrir uma holding. 

Se você acredita que uma holding familiar é a solução perfeita para administrar o patrimônio da sua família entre em contato conosco, nós ajudaremos com a criação desse investimento.

Postagens Semelhantes

Postagens Semelhantes

...

Contabilidade: tudo o que sua empresa precisa saber

Segundo o Congresso Brasileiro de Contabilidade,...

Saiba mais
...

Holding familiar: o que é e como funciona?

Ferramenta utilizada para organizar/proteger o...

Saiba mais